domingo, 18 de novembro de 2007

Verdade


Para mim, qualquer hipótese de relação só pode existir se houver verdade! Quer seja de amizade ou amorosa. E verdade é que isso nem sempre acontece! Pra dizer a verdade, é raro haver verdade... A verdade absoluta em tudo o que somos, dizemos ou fazemos... E verdade é também que não existem verdades absolutas... Isso seria dogmático! Contudo, continuo com vontade de mudar o mundo... Estará o mundo inteiro certo e eu não? É triste aperceber-me que tudo aquilo em que acredito é posto em causa com posturas pouco verdadeiras... ou com verdades ocultas como tenho vindo a verificar em tantos casos! Será normal mentir ou trair? Será normal omitir? Em que casos? Uns serão mais puníveis do que outros? Ou não serão nenhuns puníveis de todo?... Se calhar estou a dramatizar... E este é um momento extremo... Por favor ajuda-me a não desistir... a não enlouquecer... Serei de facto louca por pensar que podem existir relações de total abertura e verdade? Será assim tão difícil assumir a responsabilidade? Fica a questão em aberto! Pode ser que alguém, para além de Ti me consiga ajudar a responder a esta questão!... Obrigada por me desafiares tanto... Ou por me "obrigares" a desafiar tudo e todos... Incluindo a mim própria!...
PAZ

8 comentários:

João Torres disse...

Tanta questão num único post! Será que a vida tem que ser assim tão complicada? Existem outras cores além do preto e do branco!

Abraço
João

Karol disse...

Não! A vida não tem de ser complicada!... Para mim é sempre tudo muito simples... Mas a vida vai-se encarregando de me mostrar que nem sempre podemos contar que todos pensem como nós... como é natural... Somos todos diferentes!... Mas a única coisa que questiono de facto e que leva a todas as outras interrogações é: porque não a verdade! Porque não podem as pessoas ser honestas com elas próprias e com os outros?
Obrigada pelo comentário! Um abraço forte! :)

Anônimo disse...

pois é...é complicado...é simples...é dicotomico...mas tem calma...todos nós já mentimos...já omitimos...sem querer ou de propósito...mesmo sabendo que isso é errado...é um caminho pelo qual temos de passar...e se possivel ultrapassar...sei que compreendes...ou pelo menos aceitas...com o tempo a vida vai-nos ilucidar um pouco mais...continua a busca pela tua felicidade...sei que vais num bom caminho...e se bem te conheço...ainda vais conseguir mostrar a tua verdade a muita gente...pelo menos assim o espero...identifico me com grande parte do teu ser e amo a outra também...lol...muita paz para ti diinha...continua a ser esse ser grandioso que sempre foste e que crescer a olhos vistos todos os dias...
obrigado por teres entrado na minha vida e por lá teres permanecido desta forma

Karol disse...

Obrigada pelo teu comentário Carlitos! Bem sabes o quanto contribuiste e continuas a contribuir para eu me tornar naquilo que realmente sou! Obrigada pelo tanto que me ensinas! Um abraço enorme! ;)

RayaDreams disse...

Diana 1º queria começar por dizer que não estás a ficar louca, a busca da verdade é um busca muito frequente, todos nós precisamos nalgum momento de tentar a encontrar a verdade das coisas para mantermos a sanidade mental (claro que essa busca é sempre despoletada por algum acontecimento..!). Respondendo a sobre a verdade, a "minha verdade da questão" é que a verdade é subjectiva e pessoal, aquilo que eu acredito com sendo verdade é certamente diferente do que acreditas como tal, e a verdade também é mutavel, ou seja hoje o que tomamos por verdade amanhã poderemos já não tomar como tal...
Em relação ás relações e á necessidade da verdade a verdade é muito importante, mas não é um facto absoluto: por exemplo nós afirmamos como sendo verdade que o céu é azul, mas também não é cinzento por vezes, e preto noutras?!
ás vezes a subjectividade da verdade faz com que nenhuma das duas partes esteja a mentir, ai o que determina se é mentira ou não é a premeditação, por exemplo se alguém te diz que o céu é azul apesar de saber que também é cinzento noutras...
Espero que tenhas percebido o que quis dizer com esse exemplo, talvez não tenha sido o melhor enfim...
Um abraço

RayaDreams disse...

O teu post deu-me vontade de fazer uma reflexãozita sobre as perguntas que colocas, e coloquei um post tambem no meu blog, se quiseres espreita em www.rayadreams.blogspot.com...
Um abraço....

Karol disse...

Obrigada pelo raciocínio! Compreendi e ajudou-me imenso nesta fase!... Obrigada mesmo! Contudo julgo haver coisas em que a verdade pode ser tão prática como um sim, ou como um não... E quando alguém nos diz sim, ou não, não diz talvez... A dor da traição ou o prazer da confiança existem para isso mesmo, para se contrastarem, para nos fazer sentir o que uma é que não deixa a outra ser!...Mas a serio que gostei da metáfora que utilizaste e é um facto que faz todo o sentido!.. Um abraço forte!

P.S. Gostava realmente de saber quem és! Mas de certo que a vida nos dará essa oportunidade novamente! ;)

RayaDreams disse...

Sim, de facto a realidade não é nada prática, pelo contrário é uma questão muito ambigua porque por vezes, nem é sim nem não, é nim!
E sim concordo exactamente que a dor da traição ou o prazer da confiança servem para se contrastarem e também para aprendermos a valorizar a parte boa, pois sem perceberes o que é a tristeza nunca darias valor à alegria ou estou errada?
No entanto acho sinceramente que esta fase(despoletada por algum acontecimento), te servirá para cresceres como pessoa e valorizares mais o que te faz feliz...
Também não tenho as respostas para todas as tuas duvidas e questões, no entanto por vezes acho que questionar é mais dificil e importante que responder...
Tudo o que sei é o que tenho aprendido neste incessavel caminho em busca da verdade, de mim e da harmonia do que sou e dos que me rodeiam...
sinceramente Diana, acho que ninguem tem essas respostas e mesmo que as tenham, é muito mais importante (doloroso também!) e proveituoso que consigas chegar até elas sozinha...
Espero que encontres a verdade que procuras e que sejas feliz!!!
Um abraço!!!